Produção
Um país predominantemente rural, Moçambique tem enfrentado grandes mudanças socioeconômicas nas últimas décadas. Arrasado por mais de 15 anos de guerra civil, o que tornou o país um dos mais pobres do mundo, a trajetória de Moçambique nas últimas duas décadas é agora marcada pelo fortalecimento institucional, a consolidação da democracia e o crescimento econômico impressionante – o produto interno bruto cresceu mais de 6,5% ao ano nos últimos cinco anos.
Mesmo com esses avanços consideráveis, Moçambique continua a enfrentar sérios desafios, já que o crescimento econômico por si só não reduziu a insegurança alimentar. Cerca de 60% dos 24,4 milhões de moçambicanos vivem nas áreas rurais, que reúnem mais de 80% dos pobres. Moçambique é classificado na 184ª posição dos 187 países no Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, e de acordo com o Banco Mundial, cerca de 54% da população vive abaixo da linha de pobreza nacional.
A agricultura de pequena escala é responsável pela maior parte da produção nacional em Moçambique, no entanto as receitas provenientes da agricultura não são muito altas, e a produção é largamente influenciada pelos choques climáticos recorrentes, o que afeta diretamente as condições de segurança alimentar. De acordo com o PMA, Moçambique é o terceiro país mais afetado na África por riscos relacionados ao clima, o que torna o país particularmente vulnerável em termos de segurança alimentar. A deterioração dos termos de troca devido ao aumento dos preços internacionais dos alimentos e dos combustíveis também são obstáculos para aumentar a renda dos pequenos agricultores no país.
Oportunidades continuam a surgir no país, à medida que parte de seu potencial agrícola que é hoje subutilizado começa a ser mais explorado. A produção agrícola tem melhorado significativamente desde o fim da guerra, aumentando a produção e reduzindo a dependência de remessas de ajuda alimentar.
Classificação DIT e PIB
PIB (nominal)
Estimativa de 2014
- Total US$ 16 590 mil milhões *3
- Per capita
US$ 6263
IDH (2013)
0,393 (178.º) – baixo4
Nenhum comentário:
Postar um comentário